Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Segunda-feira, 24 de Novembro de 2025
Unemat, Seduc-MT e Sesp-MT premiam vencedores da Olimpíada de Matemática das Escolas Cívico-Militares.

MT

Unemat, Seduc-MT e Sesp-MT premiam vencedores da Olimpíada de Matemática das Escolas Cívico-Militares.

......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A cerimônia de premiação da Olimpíada de Matemática das Escolas Cívico-Militares de Mato Grosso reuniu, na última quarta-feira (19), estudantes, professores e autoridades no Cine Teatro Cuiabá, no centro da capital. A competição é resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

(foto reprodução) - Criado a partir de articulação entre os três órgãos do Governo do Estado, o projeto alcançou 24 municípios, envolvendo cerca de 22 mil estudantes de 29 escolas estaduais. “A iniciativa envolveu mais de 30 professores da Unemat e busca ampliar o interesse pela matemática e fomentar a participação dos alunos em competições acadêmicas”, conta o coordenador do projeto das Olimpíadas na Unemat, Miguel Koga.

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, enfatizou o papel transformador da educação e ressaltou que a participação dos jovens nas provas deve servir de incentivo a outros estudantes. “A matemática é uma área acessível e essencial para diversas formações. A educação transforma e, juntos, estamos construindo uma rede poderosa de mudança no Estado”, afirmou a reitora.

(foto reprodução) - O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reconheceu o esforço dos participantes e destacou o trabalho dos educadores envolvidos. Ele lembrou que a Rede Estadual de Ensino atende 320 mil estudantes, distribuídos em 626 escolas, com o apoio de 40 mil servidores. “Vocês são os talentos do Estado de Mato Grosso. Hoje celebramos não só medalhas, mas o compromisso de cada professor que acreditou que esses resultados eram possíveis”, disse o secretário.

Além da premiação dos alunos vencedores, professores também foram premiados com celulares, fones de ouvido headphones, tablets e dispositivos assistentes virtuais, e todos os alunos participantes receberam medalhas. Os prêmios foram entregues pela reitora Vera Maquêa, pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e pelo secretário de Estado de Segurança Pública, César Augusto de Camargo Roveri.

Durante o evento, as autoridades destacaram a importância da ação conjunta com resultados que evidenciam o potencial dos estudantes da rede pública, anunciando a proposta de expansão para uma Olimpíada Estadual de Matemática, que abarque as escolas de todo o Estado. 

(foto reprodução) - “Vemos que este é um modelo que dá certo, que incentivou, agregou e engajou nossos estudantes, nossos profissionais da Educação e nossas escolas e, agora, o próximo passo é a Olimpíada chegar às escolas de todas as regiões de Mato Grosso”, afirma o secretário Alan Porto. “Agora queremos conhecer todos os outros talentos de todas as modalidades educacionais: da regular, da Escola em Tempo Integral, das escolas quilombolas, das indígenas. Queremos fazer um trabalho com todas as modalidades”, explica Alan.

O coordenador do projeto das Olimpíadas na Unemat, Miguel Koga, reforça que as equipes da Universidade e das secretarias conseguiram trabalhar e construir uma perspectiva de uma proposta maior. “Temos alunos excepcionais, que tiveram resultados excelentes, e isto nos deu amparo e força para construirmos algo maior, que será a Olimpíada Estadual de Matemática de Mato Grosso”, garante Miguel.

 

FONTE/CRÉDITOS: unemat - foto reprodução)
Comentários: