Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
Alunos da Escola Militar Tiradentes de Cáceres vão ministrar oficina sobre construção de foguetes de garrafas PET.

Cáceres MT

Alunos da Escola Militar Tiradentes de Cáceres vão ministrar oficina sobre construção de foguetes de garrafas PET.

......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Os alunos Analy Vitória, Jorge Correa, José Henrique e o professor Cleiton Caique são referência nacional em lançamento de foguetes

Professores e estudantes da Escola Estadual Militar Tiradentes Professor Natalino Ferreira Mendes, de Cáceres (MT), vão ministrar uma oficina sobre construção de foguetes durante a XII Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão. O evento será de 7 a 8 de novembro, no Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Pontes e Lacerda.

O professor de Física Cleiton Caique Ferreira e os alunos do 2º ano do Ensino Médio Analy Vitória Tavares Ortiz e Jorge Corred Hermosa são referência estadual e nacional na construção de foguetes de garrafa PET com propulsão de vinagre e bicarbonato de sódio. Eles vão falar sobre as suas experiências em sala de aula e em eventos como a Obafog – Olimpíada Brasileira de Foguetes.

Em setembro, eles representaram Mato Grosso na 71ª Jornada de Foguetes, etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBF), ocorrida em Barra do Piraí (RJ). A equipe, denominada Armadura Atômica, também, contou com o estudante José Henrique de Paula Chimello e com a coordenadora Luzia Pinto de Araújo.

No evento o grupo realizou dois lançamentos de foguetes de garrafa PET com propulsão de vinagre e bicarbonato de sódio — atingindo a impressionante marca de 241,4 metros de alcance, acima do mínimo exigido de 200 metros para o título de campeão.

(foto reprodução) - Cleiton Ferreira, que é o orientador da equipe, reforça que a Armadura Atômica já é referência na região centro oeste. “Desde 2022, a Escola Tiradentes vem se destacado em competições científicas locais, estaduais e nacionais, tornando-se referência na região oeste mato-grossense”, disse.

Segundo o professor, a unidade também acumula medalhas de prata e ouro nas últimas edições da Mostra Brasileira de Foguetes, além de títulos expressivos na Olimpíada Mato-grossense de Lançamento de Foguetes, onde, neste ano, sagrou-se campeã estadual na categoria Foguete Multiestágio (Nível 6).

A coordenadora pedagógica que acompanhou o grupo no evento de Barra do Piraí, Luzia Pinto de Araújo, lembrou que em 2025 a escola também sediou e venceu a 1ª Olimpíada Escolar Cacerense de Lançamento de Foguetes, reforçando seu compromisso com a popularização da ciência e o incentivo à experimentação prática.

“A participação em olimpíadas científicas e projetos de lançamento de foguetes vai muito além da competição. A prática está em total consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estimula o protagonismo estudantil, a resolução de problemas e a integração entre teoria e prática”, reforçou a coordenadora.

Durante o processo de construção, os alunos aplicam conceitos de Física (pressão, força, movimento, leis de Newton), Matemática (medidas, ângulos e proporções) e Química (reações químicas entre vinagre e bicarbonato), desenvolvendo habilidades de investigação, argumentação e pensamento crítico.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • Beta
Funcionalidade Beta
FONTE/CRÉDITOS: Rui Matos | Seduc-MT - foto reprodução
Comentários: