Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Quarta-feira, 24 de Junho de 2026
SISMA-MT : Campanha de doação de sangue em Cáceres será no sábado (27).

MT

SISMA-MT : Campanha de doação de sangue em Cáceres será no sábado (27).

......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Os servidores da saúde de Mato Grosso deram início a uma nova etapa de mobilização em defesa da valorização profissional, do fortalecimento do SUS e da melhoria das condições de trabalho. A iniciativa foi aprovada durante a assembleia realizada no dia 25 de maio e começa com uma grande campanha estadual de doação de sangue promovida pelo SISMA-MT.
Dia do Doador de Sangue: médica esclarece dúvidas sobre a doação
(foto reprodução)
 
Com o tema “Doe sangue, para salvar vidas e ajude a salvar o SUS”, a campanha será realizada em Cuiabá, Cáceres e Rondonópolis, reunindo servidores, familiares e a população em um ato de solidariedade e também de conscientização sobre a realidade enfrentada pelos trabalhadores da saúde.
 
Segundo o presidente do SISMA-MT, Carlos Mesquita, a ação vai muito além da doação de sangue. “Mais do que uma campanha de doação, esta é uma campanha de valorização dos servidores públicos da saúde de Mato Grosso. Somos nós que estamos diariamente cuidando das pessoas, salvando vidas e mantendo o SUS funcionando. Mas também precisamos ser cuidados, respeitados e valorizados”, destacou.
 
A mobilização terá início no dia 26 de junho, no MT Hemocentro, em Cuiabá. No dia 27 de junho, a ação acontece na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Cáceres. Já no dia 30 de junho, a campanha será realizada na UCT de Rondonópolis.
(Unidade de Cáceres - foto reprodução) - De acordo com o sindicato, a escolha dos locais tem um significado especial. Todas as unidades estão ligadas ao MT Hemocentro, responsável pelo abastecimento da rede pública de sangue no estado e que conta com o trabalho diário de servidores comprometidos com a assistência à população.
 
Durante a campanha, o SISMA-MT também reforçará as principais reivindicações aprovadas pelos servidores em assembleia, entre elas a defesa do SUS público, a recomposição salarial das perdas acumuladas da Revisão Geral Anual (RGA), a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a convocação dos aprovados em concurso público e o fim da cobrança previdenciária sobre aposentados e pensionistas.
 
No manifesto divulgado pela entidade, os trabalhadores alertam para a precarização das condições de trabalho, o déficit de profissionais e os impactos que a falta de valorização tem provocado na rede pública de saúde. “O servidor da saúde está na linha de frente todos os dias. Queremos que o Governo do Estado apresente respostas concretas para as necessidades da categoria e para os desafios enfrentados pela população que depende do SUS”, afirmou Mesquita.
 
O presidente também anunciou que a campanha marca apenas o início de um calendário permanente de mobilizações aprovado pela categoria. Novas ações já estão previstas para outras regiões do estado, incluindo municípios como Barra do Garças, Tangará da Serra, Colíder e diversas outras cidades.
Doar sangue: qual a importância e requisitos para doação
(foto reprodução)
 
Confira o calendário da campanha:
 
26 de junho – Cuiabá
MT Hemocentro
Rua 13 de Junho, nº 1055 – Centro Sul
27 de junho – Cáceres
UCT Cáceres
Av. Getúlio Vargas, s/nº – Hospital Regional
30 de junho – Rondonópolis
UCT Rondonópolis
Rua Rio Branco, nº 2802 – Jardim Santa Marta
 
O SISMA-MT convida todos os servidores da saúde, familiares e a população mato-grossense a participarem da campanha.
 
Doe sangue. Salve vidas. Defenda o SUS. Valorize quem cuida de você.
FONTE/CRÉDITOS: Por Assessoria / SISMA MT - foto reprodução
Comentários: