Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Sabado, 14 de Dezembro de 2024
Cerca de 5 toneladas de lixo são coletadas nas margens do Rio Paraguai em Cáceres.

Cáceres MT

Cerca de 5 toneladas de lixo são coletadas nas margens do Rio Paraguai em Cáceres.

,.......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Aproximaďamente 5 toneladas de lixo domésticos foram coletadas nas margens do Rio Paraguai,  durante todo o dia ontem (03.11), essa foi a aferição  efetuada pela Autarquia Aguas do Pantanal, em Cáceres- à Oeste de Cuiabá-.

Um total de cinco Chalanas Hotéis, deram suporte logístico com tripulação,  alimentação dos pesquisadores,  voluntários e transporte de todo o lixo recolhido,  numa extensão de 200 quilômetros Rio Paraguai acima e abaixo do setor urbano de Cáceres. 

Além das embarcações maiores,  pequenas lanchas num total de 75 auxiliaram na ação,  que contou ainda com o Grupo de Caique da cidade que percorreu trechos das Baias próximas à área urbana. 

Para Júlio Parreira,  atual diretor da Águas do Pantanal,  o ideal seria que ao longo dos anos fosse desnecessária essa ação. No entendimento de Parreira é de que os responsáveis por desovar eletrodomésticos como carcaças de geladeiras,  fogões,  vasos sanitários,  sofás,  camas, plásticos tivessem à consciência dando a destinação correta a esses materiais,  ao invés de descartá los numa área de proteção ambiental,  declarada Patrimônio da Humanidade,  que é o Pantanal Mato Grossense. " Parece utopia,  mas temos que apostar na esperança que essa conscientização ambiental seja atingida em breve,  temos nossas crianças,  nossos adolescentes participando das ações ambientais,  e isso renova as nossas expectativas para um futuro mais sustentável ", pontuou Parreira. 

Um dos coordenadores Cláudio Duarte Corrêa,  que é guia turístico , morador de Campo Grande MS,  que volume de lixo coletado,  assombrou à sociedade,  deve,  segundo ele,  ao aumento devastador de acampamentos que multiplicou se maneira descontrolada as margens do Rio Paraguai. Foi constatado durante a " faxina ", que mais de 90% do lixo recolhido estava nos ranchos de pesca,  erguidos sem qualquer autorização para tal,  que além da derrubada de árvores nativas das matas ciliares,  em casos praticam caça e pesca predatória,  inclusive em períodos de defeso. 

O brigadista do Ibama,  Cristiano Nascimento,  profundo conhecedor da região pantaneira, por exemplo,  conseguiu localizar uma enorme rede de pesca armada,  entre o Furado do Touro com a área de acesso ao " Rasga Impublicavel ", o apetrecho foi recolhido para incineração. " São ações criminosas tanto do descarte do lixo,  quanto da utilização de redes para pesca e também espinhéis, que fazem de um lado poluir e noutra ponta reduzir os cardumes em nosso Rio Paraguai " observa Christiano,  atua na prevenção de queimadas e há mais de 10 anos,  é voluntário na ação de limpeza das margens do Rio Paraguai. 

Nesta edição pesquisadores do Laboratório de Análises Geomorfológica do Rio Paraguai,  com professores e acadêmicos acompanharam todo o transcorrer da ação,  dados levantados farão parte de estudos e pesquisas para comunidade acadêmica e externa,  na foto Eduarda Vieira,  Libania Pereira e Gabriella Vitória,  do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso. 

Estudantes do Ensino Médio da Escola Adventista,   tiveram palestras e desceram até a Praia Touro,  onde nesta época as aves Talhamares depositam seus ovos para reprodução de seus filhotes. " É uma exigência na prática daquilo que aprendemos na escola " resumiu um dos alunos da Adventista. 
CIDADE PORTUÁRIA 
A cidade de Cáceres,  de acordo com dados obtidos junto à Marinha do Brasil,  têm ativamente 12.463 embarcações registradas,  com total de oito estacionamentos voltados para embarcações,  o município figura entre os quatro portos fluviais mais importantes do país,  que são Manaus (AM); Corumbá(MS); Santarém( PA ( e Cáceres (MT ).

FONTE/CRÉDITOS: Joao Arruda - jornalista em Cáceres - foto reprodução
Comentários: