O Grêmio acertou a venda do zagueiro Viery para a Fiorentina, da Itália, em uma negociação superior a 17 milhões de euros (cerca de R$ 108 milhões na cotação atual), conforme apuração da ESPN.
A informação foi divulgada inicialmente pela 'Rádio Imortal' e confirmada pela reportagem da ESPN.
A transferência entra para a história como a maior venda de um zagueiro realizada por um clube do Rio Grande do Sul e passa a ocupar a terceira posição no ranking das maiores negociações de defensores do futebol brasileiro.
Segundo apurou a ESPN, o Benfica, de Portugal, e os ingleses Brighton e Newcastle também demonstravam interesse no jovem defensor. O Newcastle, inclusive, enviou representantes para acompanhar Viery de perto na vitória do Grêmio por 3 a 0 sobre o Internacional, no jogo de ida da final do Campeonato Gaúcho deste ano. O Botafogo também foi outro clube que demonstrou interesse em Viery em janelas anteriores.

(foto reprodução) - À frente de Viery estão apenas Vitor Reis, vendido pelo Palmeiras ao Manchester City por 35 milhões de euros, e Lucas Beraldo, negociado pelo São Paulo com o Paris Saint-Germain por 20 milhões de euros.
A saída do jovem defensor ocorre em um momento de pressão sobre as finanças do Grêmio. Com a necessidade de reforçar o caixa e equilibrar as contas, a diretoria tratava a negociação como estratégica para aliviar a situação financeira do clube.
A negociação também marca mais uma baixa importante no elenco tricolor. Além de Viery, o Grêmio já confirmou a saída de Arthur, que retornou à Juventus após o fim do empréstimo. As conversas para manter o meio-campista em Porto Alegre não avançaram justamente em razão das limitações financeiras enfrentadas pelo clube.
Comentários: