Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025
Unemat decreta luto oficial pela morte da professora Maria do Socorro.

MT

Unemat decreta luto oficial pela morte da professora Maria do Socorro.

......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) manifesta profundo pesar e decreta luto oficial de três dias no Câmpus Universitário Jane Vanini, em Cáceres, com suspensão das atividades pedagógicas e administrativas nesta quarta-feira (3). A medida se deve ao falecimento da professora Maria do Socorro de Sousa Araujo, ocorrido na manhã de hoje, na UTI do Hospital São Mateus, em Cuiabá.

A docente estava internada desde o dia 7 de novembro para tratamento de um câncer no pâncreas.

Natural de Patos (PB), Maria do Socorro completaria 71 anos no próximo dia 21. Sua trajetória acadêmica foi marcada pela versatilidade: antes de se tornar referência na área de História, onde obteve graduação, mestrado e doutorado, formou-se em Medicina Veterinária. Na Unemat, dedicou mais de 30 anos à docência e à gestão universitária. Atualmente, cumpria licença-prêmio e planejava a aposentadoria.

Legado na Fronteira A professora deixa uma contribuição decisiva para a integração entre Brasil e Bolívia. Em sua atuação no curso de História, coordenou, ao lado do professor João Ivo Puhl, o "Plano de Reconhecimento de Cidades Gêmeas", estudo técnico entregue em 2016.

À época, Socorro definiu a pesquisa financiada pela Fapemat como um "presente" que permitiu ampliar o conhecimento sobre a fronteira. O rigor científico do trabalho fundamentou a decisão do Governo Federal de incluir Cáceres na lista oficial de cidades gêmeas, oficializada pela Portaria nº 1.080, de abril de 2019. O reconhecimento foi vital para a implementação de políticas como as Lojas Francas.

Conhecida carinhosamente pelos amigos como "Mary Help", a professora deixa dois filhos, Antenor e Jussara. Assim como a mãe, Jussara é professora da Universidade e atua na Faculdade de Arquitetura e Engenharia no câmpus de Barra do Bugres. 

Velório O corpo será velado nesta quarta-feira, na Biblioteca Pública Municipal Professora Leonidia Avelino Moraes, (Av. General Osório - Centro, Cáceres). A hora estimada é meio-dia. Posteriormente, ocorrerá a cerimônia de cremação em Cuiabá.

A Unemat se solidariza com familiares, amigos, alunos e colegas neste momento de despedida, agradecendo à professora Maria do Socorro por sua dedicação à ciência e à sociedade mato-grossense.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria / Unemat - foto reprodução
Comentários: