Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Sabado, 27 de Junho de 2026
Professor da Unemat é reconhecido pelo Ministério da Saúde por contribuição na eliminação das hepatites virais.

MT

Professor da Unemat é reconhecido pelo Ministério da Saúde por contribuição na eliminação das hepatites virais.

.......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O professor Josué Souza Gleriano, do câmpus de Tangará da Serra, foi homenageado pelo Ministério da Saúde, durante o 3º Seminário "Diálogos para a Eliminação das Hepatites Virais", realizado em Brasília (DF).

O reconhecimento foi concedido em âmbito nacional a profissionais e instituições que têm contribuído de forma significativa para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil, destacando iniciativas que aproximam a produção científica das necessidades dos serviços de saúde e da população.

A experiência "Ensino, pesquisa e extensão a serviço da eliminação das Hepatites Virais: uma construção interinstitucional para o fortalecimento no sistema de saúde de Mato Grosso", demonstra o caminho percorrido das parcerias com instituições de ensino, gestores e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Receber esse reconhecimento do Ministério da Saúde representa uma honra muito grande, mas, acima de tudo, reforça a responsabilidade que temos como universidade pública. A ciência só cumpre plenamente seu papel quando consegue transformar conhecimento em cuidado, fortalecer o SUS e melhorar a vida das pessoas", destacou o professor.

(foto reprodução / assessoria)

Ao longo dos últimos anos, o professor tem coordenado e participado de pesquisas financiadas por agências nacionais de fomento, desenvolvendo estudos sobre acesso aos serviços de saúde, gestão da rede de atenção, descontinuidade do tratamento, microeliminação das hepatites virais e fortalecimento da atenção especializada e da Atenção Primária à Saúde em Mato Grosso.

As ações desenvolvidas pelo docente articulam ensino, pesquisa e extensão em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde e Instituições de Ensino e Pesquisa, nacionais e internacionais, e serviços municipais. Os projetos têm contribuído para a qualificação das redes de atenção, formação permanente de profissionais, produção de evidências científicas e elaboração de estratégias voltadas à eliminação das hepatites virais como problema de saúde pública.

Entre os resultados alcançados estão o desenvolvimento de pesquisas avaliativas sobre acesso aos serviços de saúde em perspectiva da organização de sistemas, serviços e rede de atenção por meio da regionalização da saúde envolvendo gestores, trabalhadores e pesquisadores.

FONTE/CRÉDITOS: Por Assessoria - foto reprodução
Comentários: