Três pessoas foram presas suspeitas de garimpo ilegal, quando flagradas com 1,4 quilo de ouro na BR-174, em Pontes e Lacerda (444 km de Cuiabá), na manhã desta segunda-feira (7). O flagrante foi da Polícia Rodoviária Federal durante uma fiscalização a uma caminhonete no KM 11 da rodovia. A suspeita surgiu diante das informações inconsistentes dos suspeitos.
Os três foram enquadrados no crime de usurpação de bem da União.
A ação ocorreu quando uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) abordou uma Toyota Hilux branca com três ocupantes. Durante a abordagem, os policiais identificaram inconsistências nas declarações dos envolvidos, que alegavam estar retornando de uma fazenda em Vila Bela da Santíssima Trindade. Um dos passageiros apresentava vestígios de lama nos pés, característicos de atividade garimpeira, e não soube informar detalhes sobre o local de origem ou o contratante dos serviços.
(foto reprodução)
Ao revistar a bolsa da condutora, os agentes encontraram um invólucro com 1,4 kg de ouro. Diante das contradições e da origem suspeita do material, os três ocupantes foram encaminhados à Polícia Federal em Cáceres (218 km de Cuiabá) para investigações.
O veículo e os objetos pessoais (incluindo dois celulares) também foram apreendidos.
Comentários: