Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
Neguinho da Beija-Flor anuncia aposentadoria após Carnaval de 2025.

Brasil

Neguinho da Beija-Flor anuncia aposentadoria após Carnaval de 2025.

.......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O músico Neguinho da Beija-Flor confirmou nesta quarta-feira, 20, que o Carnaval de 2025 será sua despedida da Marquês de Sapucaí. Aos 75 anos, o intérprete da escola de samba carioca Beija-Flor de Nilópolis encerra uma trajetória que começou em 1975 e inclui a participação em todos os 14 títulos conquistados pela escola da Baixada Fluminense.

O anúncio foi feito em entrevista à jornalista Mariana Gross, da TV Globo. Apesar da despedida dos desfiles, Neguinho afirmou que continuará se apresentando como cantor. Durante o anúncio, não conteve as lágrimas ao expressar o peso da separação da escola que considera sua família.

Após 50 anos, Neguinho da Beija-Flor anuncia último desfile na Sapucaí em  2025 e se emociona; leia carta de despedida na íntegra | Carnaval 2025 no  Rio de Janeiro | G1

(foto reprodução)

À minha amada Beija-Flor

Lembro emocionado, querida escola, do início dessa história, quando cheguei jovenzinho para participar da disputa de samba, no inesquecível “Sonhar com rei dá leão”. Joãosinho Trinta, também recém-chegado, criara o enredo sobre o jogo do bicho e eu, então Neguinho da Vala, sonhava entrar para a ala de compositores. O saudoso carnavalesco permitiu que eu tentasse – e deu certo. Com o samba composto por mim, fomos campeões.

De lá para cá, você ganhou 14 carnavais, e me concedeu o privilégio de estar presente em todos. Fomos tricampeões duas vezes, levamos o Cristo mendigo coberto pela censura, na imagem mais conhecida do Carnaval. E o mais importante: inserimos a Beija-Flor de Nilópolis na história da maior festa popular do Brasil. Em lugar de protagonista.

Beija-Flor nega rumores de aposentadoria de Neguinho, intérprete desde 1975  - RÁDIO SAMPAIO

(foto reprodução) - Consolidou-se a Maravilhosa e Soberana, como está no nosso hino-exaltação, “Deusa da Passarela”, que tive a honra de compor. E virou seu merecido apelido no planeta Carnaval.

Por isso e muito mais, jamais cogitei receber salário da Beija-Flor. Nunca assinei contrato nem me submeti a qualquer burocracia. Nossa relação é única e dispensa protocolos. Costumo repetir que se alguém deve algo, sou eu a você, minha escola. Tenho muito orgulho de carregá-la em meu nome oficial, o da carteira de identidade: Luiz Antonio Feliciano Neguinho da Beija-Flor Marcondes.

Guardo como um tesouro a primeira carteira de integrante da ala de compositores. Está lá a data, 11 de junho de 1975, do começo de tudo. Dos companheiros originais, ainda estão aqui o patrono Anísio Abrahão David e a querida Pinah. Começamos juntos a aventura de conduzir uma pequenina escola da Baixada Fluminense ao panteão das gigantes de nossa cultura popular. E chegamos lá, com a participação de muitos outros sambistas que vieram depois e seguirão rumo ao futuro.

Chegou a minha hora. Em 2025, cantarei a exaltação de meu parceiro Laíla – a quem conheci ainda antes do primeiro Carnaval, na lendária roda de samba do Bola Preta –, como epílogo dessa odisseia que durou meio século de folia e felicidade. Superou muito meus melhores sonhos. E continuarei lhe amando. Você pode contar comigo por toda a eternidade.

MENGÃO, MINHA MAIOR PAIXÃO - Neguinho da Beija-Flor - YouTube

(foto reprodução)

Obrigado por tudo, minha escola, minha vida, meu amor.

Olha a Beija-Flor aí, gente!

FONTE/CRÉDITOS: istoe - foto reprodução
Comentários: