O Instituto Pró-Livro, em parceria com Itaú Unibanco e a Rede CAR, com incentivo fiscal via Lei Rouanet, publicou nesta semana a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. A publicação, que é considerada a mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro, aponta que a população de Mato Grosso é a 2ª que menos lê em todo país.
Apenas o Rio Grande do Norte (33%) tem uma população que lê menos. Com 36%, Mato Grosso tem menos leitores proporcionais que Piauí (37%), Paraíba (38%), Sergipe (38%), Alagoas (39%), Amazonas (40%), Mato Grosso do Sul (40%), Bahia (42%) e Minas Gerais (42%), que completam a lista de 10 estados com menos leitura. Os estados que alcançaram as maiores porcentagens são Ceará (54%), Paraná (54%) e Santa Catarina (64%).
(foto reprodução) - A pesquisa traz ainda a informação de que nos últimos quatro anos houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não-leitores é maior do que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro – impresso ou digital – de qualquer gênero, incluindo didáticos, bíblia e religiosos, nos três meses anteriores à pesquisa.
Se considerarmos somente livros inteiros lidos, no período de três meses anteriores à pesquisa, esse percentual é ainda menor, de 27% dos brasileiros. A redução no percentual de leitores identificada na série histórica da pesquisa se deu em todos os perfis e segmentos pesquisados: por faixa etária, gênero, escolaridade, estudantes e não estudantes, por classe, renda e entre estudantes e não estudantes.
Considerando a faixa etária, apenas entre a população com 11 e 13 anos e com 70 anos ou mais não foi registrada redução no percentual de leitores. A faixa etária de 11 a 13 anos é a que apresenta o maior percentual de leitores – no entanto, vale ressaltar que a pesquisa também considera a leitura de livros didáticos como parte da investigação.
Comentários: