Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025
Governo de MS pode extinguir decreto sobre tamanho máximo na pesca profissional.

Brasil

Governo de MS pode extinguir decreto sobre tamanho máximo na pesca profissional.

,.......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

 O Governo do Estado poderá extinguir o decreto sobre o tamanho máximo na pesca profissional, demanda de alta prioridade por parte dos pescadores de Mato Grosso do Sul. A possibilidade foi divulgada durante reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Pesca realizada na terça-feira (19), na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

(Pedro Mendes Neto, Secretário Executivo do Conselho de Pesca, falou sobre o tema (Madu Livramento, Midiamax))

A informação é do Secretário Executivo do Conselho de Pesca, Pedro Mendes Neto, que informou, em primeira mão, que o Governo do Estado poderá extinguir este decreto.

“Estivemos com o Governador do Estado, Eduardo Riedel que, em um primeiro momento, principalmente por ter sua formação principal como biólogo, expressou a preocupação em liberar esta lei neste momento. Já estamos no terceiro ano com uma Piracema mais escassa. Entretanto, ele entendeu a importância das reivindicações e resolveu atendê-las. Então, a partir do próximo ano, podemos discutir a extinção do decreto sobre o tamanho máximo na pesca profissional”, disse Mendes Neto.

O representante da Colônia dos Pescadores de Coxim, Armindo Batista dos Santos Filho, expressou a sua indignação com a existência do decreto do tamanho máximo, que regulamenta o exercício da atividade pesqueira no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul. “Essa medida do peixe, ela veio para atrapalhar a profissão dos pescadores. É uma lei que não tem nada para preservar, e sim para prejudicar quem faz da pesca o seu meio de sustento. Somos o único estado da federação com essa lei, sem estudo e sem base científica nenhuma. De um dia para o outro, baixaram uma norma determinando tamanho máximo do pescado. Isso foi uma das coisas que mais prejudicou a nossa categoria”, afirmou.

(Armindo Batista dos Santos Filho, representante da Colônia dos Pescadores de Coxim (Madu Livramento, Midiamax)

Antes de ser informado sobre a possível extinção do decreto, ele ainda informou que essa discussão já está se arrastando por muito tempo. “Isso aí já passou pelo Conpesca/MS (Conselho Estadual da Pesca). A gente estava esperando que iria publicar isso durante o mês de setembro, outubro, para nós podermos pescar, mas infelizmente o governo não se manifestou e nós não sabemos por que, né? E hoje é a primeira reunião que a representante da Frente Parlamentar da Pesca nos chamou, então eu vim lá de Coxim para ver o que às vezes tem pra falar, porque nós estamos ansiosos esperando isto, né?”, finalizou.

FONTE/CRÉDITOS: midia max -foto reprodução
Comentários: