Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
Congresso internacional reúne cientistas de 15 países para discutir conservação das antas no mundo.

Geral

Congresso internacional reúne cientistas de 15 países para discutir conservação das antas no mundo.

......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com presença de pesquisadores de 15 diferentes países, o 8º Simpósio Internacional de Antas é realizado nesta semana em Campo Grande. Com programação de segunda a sexta-feira (8 a 12), o evento tem o interesse de discutir pesquisas e a conservação das quatro espécies de antas no mundo.

Anta: características, hábitos e curiosidades sobre o animal

(foto reprodução)

A conferência vai discutir diferentes temas, entre eles:

  • saúde das antas;
  • ecologia espacial;
  • genética;
  • mudanças climáticas;
  • conflitos com humanos;
  • papel da comunicação na conservação das espécies.

Com mais de 100 participantes, os pesquisadores vão apresentar e trocar dados de pesquisas elaboradas em prol da anta centro-americana, anta da montanha e anta asiática, as três listadas como ameaçadas de extinção pela Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, além da anta brasileira, listada como vulnerável à extinção.

Patrícia Medici, coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (Incab), reforça que o simpósio é um momento de suma importância para o fortalecimento da rede de profissionais que trabalham com a pesquisa e conservação das quatro espécies de antas ao redor do mundo.

Prefeitura comemora o Dia Mundial da Anta com programação educativa no Zoo  de BH

(foto reprodução)

"O simpósio é um evento chave para a troca de dados, informações e resultados, além de gerar oportunidades para o estabelecimento de parcerias para a pesquisa e implementação de ações de conservação", destaca Medici.

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e participante do Simpósio, André Felipe de Andrade destaca a relevância do evento.

"A conferência vai nos possibilitar uma visão ampla e de diferentes pontos de vistas dos problemas que as antas enfrentam e acho que essa é melhor forma de trabalhar a conservação – juntar pessoas com cabeças e olhares diferentes para olhar para o mesmo problema, assim conseguimos trabalhar de uma forma mais completa e conectada".

O evento é uma realização do Grupo Especialistas de Antas (TSG – Tapir Specialist Group) da Comissão de Sobrevivência de Espécies (SSC – Species Survival Commission) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN – International Union for the Conservation of Nature) e do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

FONTE/CRÉDITOS: G1 MS - foto reprodução
Comentários: