Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Anac autoriza voos para outros países saindo do Aeroporto Marechal Rondon em VG.

MT

Anac autoriza voos para outros países saindo do Aeroporto Marechal Rondon em VG.

,......

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nesta segunda-feira (02.12) portaria que autoriza oficialmente a operação de voos internacionais no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

A portaria foi publicada nesta segunda (02) pela Agência Nacional de Aviação Civil

(foto reprodução)

“Designar como internacional o Aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande - Marechal Rondon (SBCY) para operações de serviços aéreos regulares e não regulares, neles compreendidos os públicos de passageiros, charter de passageiros, de carga e mala postal, bem como serviços de táxi-aéreo, aviação geral e privados”, diz trecho da portaria.

Consta do documento que todas as operações internacionais devem ser previamente agendadas com a administração aeroportuária, e o terminal deverá cumprir condições impostas por órgãos de fronteira como: Receita Federal do Brasil; Polícia Federal; Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); e Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ainda conforme a portaria, o ato de internacionalização poderá ser revogado a qualquer momento caso seja reportado por algum dos referidos órgãos de fronteira qualquer descumprimento ou irregularidade impeditivos à continuidade das operações internacionais.

Aeroporto Internacional de Cuiabá – Wikipédia, a enciclopédia livre

(foto reprodução)

PORTARIA Nº 15900, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2024

Designa como internacional o Aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande - Marechal Rondon (SBCY)

O SUPERINTENDENTE DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA , no uso das atribuições que lhe confere o art. 33, incisos X, XI e XIII, do Regimento Interno, aprovado pela Resolução nº 381, de 14 de junho de 2016, tendo em vista o disposto na Resolução nº 181, de 25 de janeiro de 2011, e nos arts. 22, 36 § 4º, 37 e 94, da Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, e considerando o que consta do processo nº 00058.097199/2024-09,

RESOLVE:

Art. 1º Designar como internacional o Aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande - Marechal Rondon (SBCY) para operações de serviços aéreos regulares e não regulares, neles compreendidos os públicos de passageiros, charter de passageiros, de carga e mala postal, bem como serviços de táxi-aéreo, aviação geral e privados.

§ 1º As operações serão realizadas mediante o prévio agendamento com a administração aeroportuária, observado o disposto no art. 2º.

Art. 2º O operador aeroportuário coordenará sua rotina operacional e administrativa compatibilizando-a com as atividades dos órgãos públicos que, por disposição legal, devam atuar nos aeroportos internacionais.

§1º Cabe ao operador aeroportuário observar as restrições e condições impostas pelos órgãos de fronteira, a saber: Secretaria da Receita Federal do Brasil, Polícia Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

§2º As restrições e condições mencionados no § 1º referem-se àquelas estabelecidas nos atos administrativos que anuíram com a internacionalização do aeroporto, bem como as que vierem a ser estabelecidas no decorrer das operações.

§3º O presente ato de internacionalização poderá ser revogado a qualquer momento caso seja reportado por algum dos referidos órgãos de fronteira qualquer descumprimento ou irregularidade impeditivos à continuidade das operações internacionais.

Art. 3º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação

FONTE/CRÉDITOS: VGN - foto reprodução
Comentários: