Nesta quinta-feira (3), o confronto válido pela 30ª rodada da Série B entre Operário e Chapecoense terminou com vitória para os donos da casa por 3 a 2. Os gols foram marcados por Boschilia, Nathan e Maxwell para o Fantasma e Ítalo e Foguinho fizeram para a Chape. O embate foi resumido em muita emoção, principalmente nos últimos minutos.
A vitória era o melhor resultado para ambos, principalmente para a Chape, que continua estacionada em 13o na tabela. O bom resultado daria continuidade em bons resultados e se afastar de qualquer chance de voltar a briga pelo Z-4, tendo em vista que ainda a situação pode voltar a ser delicada, por conta de que tem cinco apenas do CRB (17º colocado). Já pelo lado do Operário, os três pontos serviram para seguir subindo na tabela e diminuir a pontuação de oito pontos distante do G-4. Além disso, subiu de décimo para oitavo na tabela.
O confronto foi de duas equipes que buscaram de maneira eficiente o bom resultado, aplicando sua determinada tática frequente das outras partidas. Entretanto, o Operário aplicou método mais intenso, finalizou, ao todo, 21 vezes.
Primeiro Tempo
O Operário iniciou o jogo pressionando as linhas defensivas de seu adversário, dificultando a ida dele ao ataque. Com isso, o Fantasma já foi criando logo aos dois minutos da etapa inicial, prezando pela posse de bola e atacando pelos lados do campo. Só que, aos 11 minutos, o meia Italo surpreendeu e abriu o placar do jogo em um lance de jogada ensaiada no escanteio.
Mesmo com o gol sofrido, a partida seguiu esse mesmo roteiro, os mandantes continuaram jogando em linhas avançadas. Aos 22, em um lance na ponta da área, toque rasteiro para o jogador finalizar com precisão, mas Léo Vieira fez uma grande defesa, impedindo a ampliação do resultado. Não muito tempo depois, aos 38, Boschilla acertou uma linda cobrança de falta, empatando o jogo para os donos da casa.
Segundo Tempo
Mesmo roteiro da primeira etapa, o Operário continuou tendo mais volume de jogo, e a Chapecoense se defendendo, explorando o contra ataque. No entanto, aos nove minutos, o zagueiro Bruno Leonardo foi expulso após impedir a progressão do ataque puxando o atacante. Isso fez com o que o padrão de jogo dos mandantes ficasse mais intenso.
O técnico Rafael Guanaes, tirou um lateral e um volante para colocar dois atacantes, sendo um deles Nathan, que fez o segundo gol dos mandantes, no qual surtiu efeito na pressão feita, após aproveitar o rebote do goleiro no chute forte. A intensidade do ataque, gerou espaços na defesa, com isso os visitantes exploraram o contra ataque e conseguiram fazer uma jogada nas costas da marcação, gerando o gol de empate logo aos 49, com o volante Foguinho recebendo o passe de Marcelinho na ponta direita.
O que achavam que o empate já estava garantido acabou se enganando, Gabriel cruzou para o atacante fazer a parede e dar o passe de peito a Maxwell finalizar com precisão para o gol e matar o jogo.
As mudanças certeiras de Rafael Guanaes
Não foi novidade para ninguém que o Operário buscou o ataque a quase todo tempo da partida, tendo muita intensidade lá na frente. As alterações, a partir dos 21 minutos, na entrada de Erik Bessa no lugar do lateral Thales Oleques iniciou uma longa troca de defensores para jogadores de ataque. Isso foi algo muito benéfico, já que seu estilo ofensivo ficou predominante praticamente o jogo todo.
Polêmica no segundo gol do Operário
“Não é legal falar da arbitragem, mas no segundo gol pedi pra ele olhar o VAR e ele não olhou, o braço do jogador deles bateu no meu rosto, gora é lamentar esse resultado e tentar se recuperar em casa" disse Auremir, no lance do segundo gol do Operário. Houveram reclamações para cima do árbitro, no entanto sem êxito, gol legal, segundo ele.
Boa partida de Léo Vieira
Por mais que da derrota, o goleiro condé realizou sete defesas no confronto, tendo em vista que oito foram finalizações a gol.
O Operário-PR retorna aos gramados no sábado, dia 12, para enfrentar o Botafogo-SP, às 21h30 (de Brasília), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. A Chapecoense enfrenta o Paysandu, na quarta-feira, dia 9, às 21h (de Brasília), no Curuzu, em Belém. Os jogos são pela 31ª rodada da Série B.
Comentários: