Começa nesta terça-feira (20), o primeiro período de solicitação de matrículas para o Período Letivo 2026/1 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Nesta data também inicia o período em que pode ser solicitado o trancamento de matrícula e o destrancamento de curso para alunos com matrícula trancada.
O primeiro período de solicitação de matrículas se estende até dia 27 de janeiro.
Já os períodos de solicitação de trancamento e destrancamento de cursos se estendem até o dia 7 de março.
As solicitações de trancamento e destrancamento devem ser encaminhadas à Supervisão de Apoio Acadêmico (SAA) de cada câmpus. O contato de cada SAA pode ser acessado clicando aqui.
O segundo período de solicitação de matrículas será entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, e o período de matrículas extraordinárias vai de 10 de fevereiro a 7 de março.
SOLICITAÇÕES DE MATRÍCULA
Durante o primeiro e o segundo períodos, as solicitações permanecerão com a situação ‘Aguardando processamento’. Após a data final de cada período, passarão para ‘Em espera’ em todas as turmas escolhidas e submetidas.
O deferimento das solicitações de matrículas está sujeito ao processamento de matrícula, que classificará os alunos em cada turma com base nos critérios definidos na Normatização Acadêmica da Unemat.
Sendo deferida a matrícula, passará a constar como ‘Matriculado’ e, em caso de indeferimento, o aluno poderá solicitar matrícula em outras turmas que ainda tenham vagas disponíveis nos períodos posteriores.
Após o processamento das matrículas, bem como nas solicitações de matrículas extraordinárias, não será possível o cancelamento dos componentes curriculares solicitados.
A qualquer tempo, o aluno poderá consultar a situação das suas solicitações de matrícula, seguindo o caminho PORTAL DO DISCENTE > ENSINO > MATRÍCULA ON-LINE > MEU PLANO DE MATRÍCULAS.
MUDANÇAS DE TURMAS
Durante os dois primeiros períodos de solicitação é permitida a alteração das turmas selecionadas, adicionando outras turmas ou removendo aquelas previamente escolhidas, lembrando que matrículas já consolidadas no primeiro período não poderão ser alteradas no segundo período, por já terem sido processadas e consolidadas.
COMPONENTES CURRICULARES
Serão ofertadas turmas dos componentes curriculares da estrutura do discente. A Universidade destaca que os componentes correspondentes a Estágio Obrigatório e a Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) só podem ser cursados no curso em que o aluno está vinculado.
INÍCIO DAS AULAS
O início das aulas do Período Letivo 2026/1 ocorrerá no dia 23 de fevereiro, e se encerra no dia 8 de julho.
Em caso de dúvida, basta abrir chamado, clicando aqui.
Comentários: