Cia de Notícias - Conceito em Noticiar

Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2024
Inovação: Indústria de Mato Grosso transforma resíduo de teca em mourões de cerca.

MT

Inovação: Indústria de Mato Grosso transforma resíduo de teca em mourões de cerca.

.........

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou, nesta sexta-feira (04.10), a concessão de incentivo fiscal à produção de mourões de cerca a partir do resíduo de teca. Anteriormente utilizado como lenha e combustível para caldeiras, o resíduo dessa madeira agora será aproveitado de forma inovadora, mais sustentável e lucrativa. A iniciativa foi proposta pela TRC Teak Resource Co., localizada em Cáceres, a maior empresa de plantio privado de teca do mundo, e que exporta para cerca de 15 países, por meio da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

teca

(23ª reunião extraordinária do Condeprodemat aprovou benefício para produção de mourão de cerca a partir de
resíduos de teca)

A reunião do Condeprodemat, presidida pelo secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, aprovou a inclusão do novo produto no mesmo regime fiscal já aplicado a serrarias. O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, que faz parte do Conselho, participou da reunião.

O mourão de eucalipto, que já possui incentivos fiscais, foi a base para estender o benefício ao mourão de teca. O novo produto será produzido a partir do aproveitamento da madeira que, atualmente, seria destinada à queima (cavaco). A madeira passará por um processo de descascamento e padronização sem tratamento químico, resultando em mourões de cerca com durabilidade superior ao eucalipto.

A teca é uma madeira tropical altamente valorizada, muito utilizada em mobiliário e produtos de luxo, o que torna seu uso como lenha um desperdício de seu grande potencial econômico. A TRC, com mais de 30 anos de experiência, é reconhecida internacionalmente por gerir a maior plantação privada de teca do mundo, operando de forma sustentável e com foco nos padrões ESG (Ambiental, Social e Governança).

A iniciativa não só promove a sustentabilidade ambiental, mitigando a busca por madeiras de espécies nativas e contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa até 2035, como também deve gerar 35 novos empregos diretos e outros tantos indiretos. Além disso, a durabilidade da teca, que aos 20 anos de plantio já possui 95% de cerne, dispensa tratamentos químicos, algo necessário para outros produtos, destacando-se ainda mais como uma solução ecológica.

Com a aprovação do incentivo fiscal, a TRC espera reduzir o impacto dos impostos, que representam cerca de 40% do custo de produção, tornando viável a produção de mourões de cerca in natura de teca.

Texto: Ana Rosa Fagundes

FONTE/CRÉDITOS: assessoria fiemt
Comentários: