Mais de 2 mil km de estradas, divididos em seis lotes, serão leiloados pelo Governo de Mato Grosso, com investimento previsto de R$ 8 bilhões durante os 30 anos de concessão a empresas privadas. Veja abaixo quais serão os trechos e os valores de pedágios:
Sem praças de pedágio
Uma das mudanças nos trechos privatizados será o sistema Free Flow, no qual o motorista não precisará passar por praças de pedágio para realizar pagamentos, já que a placa e modelo do veículo será cadastrada em um sistema online, por onde o monitoramento de tráfego e o pagamento serão feitos.
(foto reprodução)
(foto reprodução)
Trechos e pedágios
Os trechos que serão leiloados passam por 17 cidades mato-grossenses. As tarifas previstas, segundo o Governo, estão entre R$ 10,74 a R$ 13,37.
- Juara a Tapurah (237 km) – MT 338/ 160/ 242/ 220
- Campo Novo do Parecis a Nova Mutum (418 km) – MT 010/ 160/ 253/ 249/ 480
- Cuiabá a Rosário Oeste (161 km) – MT 010/ 246/ 401/ 402
- Paranatinga a Canarana (308 km) – MT 020/ 100/ 129/ 240/ 202/ 326
- Campo Verde a Sinop (634 km) – MT 020/ 140/ 225/ 244/ 251
- Brasnorte a Castanheira (344 km) – MT 170/ 220/ 320
- Entenda o leilão de rodovias
Os editais para concessões serão lançados na manhã desta sexta-feira (29), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Segundo o governador Mauro Mendes, o leilão deve acontecer em São Paulo, em fevereiro deste ano.
Dentre as justificativas da pasta para as concessões, está a melhoria na infraestrutura e a mobilidade nas estradas estaduais. Com a concessão, a verba governamental deverá ser destinada a outros pontos de infraestrutura no estado.
Um dos focos do leilão, segundo a pasta, é a concessão para empresas que anunciem valores mais baixos das tarifas de pedágio.
(MT-020 está entre as estradas que serão leiloadas pelo Governo de MT. (Foto: Reprodução))
O lançamento dos editais pôde ser acompanhado também pelo canal oficial do Governo de MT, no qual Mauro Mendes e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, participaram de uma transmissão ao vivo abordando o assunto.
Durante a transmissão, Marcelo Oliveira explicou que as regiões que serão concedidas envolvem locais com maiores produções de grãos e bovinos em Mato Grosso e, por isso, o transporte ou escoamento desses materiais deverá melhorar por meio de estradas com melhores condições.
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