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Sabado, 22 de Novembro de 2025
Escola Municipal Isabel Campos realiza Mostra alusiva ao Dia da Consciência Negra.

Cáceres MT

Escola Municipal Isabel Campos realiza Mostra alusiva ao Dia da Consciência Negra.

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A Escola Municipal Professora Isabel Campos realizou, nesta quarta-feira (19), a Mostra Pedagógica alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A iniciativa integra o Projeto Educação Antirracista e Valorização da Diversidade Étnico-Racial, desenvolvido durante todo o ano letivo e alinhado às diretrizes da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres (SME).

Com foco na valorização da história, cultura e identidade afro-brasileira, a Mostra promoveu experiências educativas voltadas ao respeito, à diversidade e à equidade. As atividades envolveram práticas interdisciplinares, apresentações culturais, pesquisas, exposições e produções artísticas realizadas pelos alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais.

O coordenador pedagógico e autor do projeto, Antonio Carlos de J. Mendes, destacou o engajamento da equipe escolar. “Nosso papel é apoiar os professores na construção de práticas educativas que promovam equidade e consciência crítica. Parabenizo todos os docentes pelo comprometimento. É inspirador ver nossas crianças aprendendo por meio de experiências tão significativas”, afirmou.

Entre as atividades expostas, a turma do 4º ano C, orientada pela professora Renata Lemes, apresentou um estudo sobre a influência da culinária africana no Brasil, explorando pratos tradicionais como feijoada, angu de milho verde, canjica e cuscuz. Para a docente, a ação permitiu aos estudantes compreender a presença e a relevância da cultura alimentar afro-brasileira na formação da identidade nacional.

Os alunos do 1º ano integral participaram de uma oficina artística conduzida pela professora Marlucy Silva, que trabalhou a valorização da beleza negra por meio de pinturas e conversas sobre respeito, igualdade e enfrentamento ao racismo. “Foi um momento de aprendizado e sensibilidade”, destacou.

(foto reprodução) - A professora Flávia Vanini reforçou a importância das ações antirracistas no cotidiano escolar, ressaltando que a formação cidadã exige que as crianças reconheçam o valor das diferenças e da convivência respeitosa.

Na Sala de Recursos, a professora Fernanda Lemos desenvolveu atividades de leitura, arte e reflexão, utilizando obras literárias, músicas e produções visuais para abordar a temática. Segundo ela, o objetivo foi fortalecer a identidade, promover o respeito às diferenças e reconhecer as contribuições da população negra para a cultura brasileira.

O professor Manfredo Barbosa, do 4º ano A, coordenou apresentações culturais que incluíram danças afro-brasileiras e uma roda de capoeira, proporcionando aos alunos contato direto com manifestações tradicionais e seus significados.

A diretora da unidade, Luciana Aparecida Luceno, ressaltou o impacto positivo da Mostra. “O evento reforça nosso compromisso com uma educação que valoriza todas as histórias e identidades. Foi um momento de grande aprendizado emocional e cultural para nossos estudantes”, avaliou.

A Coordenadora Pedagógica da SME, Luciana Crepaldi, destacou o alinhamento da escola às políticas da rede municipal, enfatizando a relevância de práticas que promovem reflexão e enfrentamento ao racismo.

O secretário municipal de Educação, Fransérgio Rojas Piovesan, reiterou o compromisso da pasta com ações antirracistas e a importância da escola na formação de cidadãos conscientes e respeitosos.

Encerrando a programação, a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, parabenizou a equipe da escola e reforçou a importância da valorização da cultura afro-brasileira. “Iniciativas como esta fortalecem a construção de uma sociedade mais justa e reafirmam o papel transformador da educação”, afirmou.

A Mostra alusiva ao Dia da Consciência Negra reafirma o compromisso da Escola Municipal Professora Isabel Campos com uma educação pública inclusiva, democrática e comprometida com a valorização da diversidade.

FONTE/CRÉDITOS: Esdras Crepaldi - foto reprodução
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