A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) participou com sua maior delegação nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBs/2024), composta por atletas do atletismo individual convocados a partir dos índices alcançados nas competições de atletismo realizadas ao longo do ano. A equipe formada por cinco alunos atletas mais o treinador Gustavo Rodrigues Neves chegou ao JUBs também como uma das maiores delegações de Mato Grosso.
A equipe do Programa de Formação em Atletismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Proat/Unemat) competiu entre os dias 8 e 12 de outubro em Brasília (DF). Os participantes da delegação foram convocados para as provas de atletismo de lançamento de martelo, arremesso de peso, 100 metros rasos e 400 metros com barreira.
A delegação, que é treinada pelos professores Gustavo Neves e João Carlos Martins Bressan, obteve resultados importantes. Os atletas que disputaram as provas de lançamento de martelo Isabelle Rocha da Silva e Lucas Amaral, ficaram entre os seis melhores do Brasil ao conquistar a 6ª colocação na competição. Lucas Amaral obteve a melhor marca da sua vida como atleta durante a competição.
Kayo Francisco Ferreira Moconho que disputou a prova do 400m com barreiras ficou em 3º lugar na disputa de série e na 15ª colocação nacional. Nos 100 metros rasos, Ana Luiza Santiago Lopes e João Pedro de Oliveira Soares Maia, conquistaram a 4ª colocação em série classificatória. Embora não tenham classificado entre os oito melhores do nacional, João Pedro melhorou sua marca.
“Os resultados garantiram ampla representatividade da Unemat na maior competição nacional do atletismo universitário, que além da representação de todas as regiões do País, recebeu atletas de nível olímpico nessa edição”, comentou João Bressan que além de treinador é coordenador do Proat. O coordenador disse ainda que a equipe já inicia os treinamentos para a temporada 2025 em busca de maior representatividade.
O Proat/Unemat é um programa de extensão universitária que compõe o Laboratório de Estudos em Educação Física e Desenvolvimento Humano (Lefid/Unemat) e é vinculado ao Centro de Inovação em Educação e Saúde (Cies/Unemat). Professores, acadêmicos e comunidade em geral participam do Proat.
O projeto conta com o apoio do Governo do Estado de MT, por meio da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT) que fomenta bolsas para atletas e treinadores pelo projeto OlimpusMT.
Saiba mais
Instagram: @proatunemat; @cies.unemat
E-mail: [email protected]
Comentários: