A elefanta Kenya, de 44 anos, deixou o Ecoparque Mendoza, na Argentina, ontem sexta-feira (4), rumo ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. O diretor do SEB Scott Blais registrou momentos antes da caixa de transporte da elefanta ser içada até o caminhão .
Kenya é a segunda elefanta africana a viver no santuário. Em abril, Pupy chegou ao local após meses de preparo. De acordo com o SEB, Kenya viveu sozinha no antigo zoológico de Mendoza por quase toda a vida. Foram cerca de três meses, até Kenya se adaptar a caixa de transporte e às práticas de dessensibilização, como sons e movimentações ao redor.
A viagem deve durar quatro dias. Scott e a equipe passaram os últimos dias em Mendoza acompanhando a preparação de Kenya.
"Como Pupy, ela mostrou insegurança com o fechamento da porta da caixa de transporte. Por ser uma elefanta sensível, parte essencial do nosso trabalho tem sido conquistar sua confiança para que se sinta segura. Com dedicação dos tratadores e muita paciência, Kenya finalmente demonstrou tranquilidade", afirmou.
A equipe do Ecoparque Mendoza acompanhará a caravana até o santuário para ver os primeiros passos de Kenya rumo à nova vida. Segundo o SEB, o contato com a natureza será essencial para o processo de cura, física e emocional.
O treinamento de Kenya estava sendo realizado simultaneamente com o de Tamy, um elefante asiático, de 55 anos, que também viria para o santuário, mas morreu em junho. O mamífero já enfrentava dificuldades físicas devido à idade avançada e ao confinamento extremo.
Comentários: